sexta-feira, 12 de abril de 2013

Resenha histórica da freguesia e paróquia de Avidagos

Vista panorâmica da freguesia de Avidagos
A freguesia de Avidagos encontra-se num planalto da parte sudoeste do concelho de Mirandela. O povoamento da área onde hoje se situa a freguesia remonta à pré-história. 

Em termos administrativos, Avidagos pertenceu ao concelho de Lamas de Orelhão até à sua extinção, a 31 de Dezembro de 1853. A partir dessa data, foi integrada no município de Mirandela. Em termos eclesiásticos, era uma vigararia da apresentação do reitor de Lamas de Orelhão. 

A Necrópole de Avidagos, um o conjunto de sepultamentos do período romano, foi descoberta em 1825 no termo da povoação. Dela fazia parte uma sepultura “com nove palmos de comprimento e quase quatro de largura, à semelhança de uma arca”, referiu então a publicação “Arqueólogo Português”. No entanto, não há quaisquer elementos posteriores que se refiram a este sítio.

Igreja Paroquial de Avidagos
Do património edificado da freguesia, destaca-se a Igreja Paroquial de S. Miguel. Trata-se de um templo sóbrio de linhas harmoniosas. A fachada principal termina em empena truncada por sineira de dois sinos e é revestida a azulejos brancos. Nos portais e nas esquinas, impera o granito. Uma janela rectangular, com relógio, sobrepuja a porta principal. A escola primária, localizada na estrada de acesso à aldeia, foi construída na primeira metade do século XX e é uma escola-tipo que serviu de base para outras construções do género.  

Da história desta freguesia sabe-se que em 1875 começo a construção da primeira Estrada Municipal do concelho, a de Avidagos (um ramal que liga a povoação à estrada nº 6, entre o Franco e Lamas de Orelhão, tendo de extensão 4.845 metros).

Teve ainda um autarca: João Baptista Borges (presidente da Câmara Municipal de Mirandela de 1938 a 1946). Era advogado e em 1961 residia no Largo do Toural, nº 5. Encontra-se sepultado no Cemitério de Mirandela. Era filho de José Benedicto Borges e de Bernardina Nogueira. Nasceu no dia 3 de  Junho de 1902 nos Avidagos e faleceu no dia 19 de Dezembro de 1984. 

Fontanário em Avidagos
O topónimo Avidagos deve ser a forma protésica do arcaico Vidagos, de um vocábulo arcaico “vidago”, derivado de “vide”. Segundo Barroso da Fonte, o seu nome deriva de Vidago, do latim vulgar vicatum, derivado de vitis (videira, vide), como Vinhago de Vinea. Já no dicionário de toponímia consta o seguinte: Do latim habitaculum, “habitação”, através do português arcaico Avidáguo (Auidagoo). Tem o derivado Avidagos.

O seu orago é S. Miguel, cuja festa em sua honra se realiza todos os anos a 29 de Setembro. 

Por: Filipe Fontoura Ribeiro

Fonte: http://retratoserecantos.pt/freguesia.php?id=1459

Sem comentários:

Enviar um comentário